'Vamos lá fazer o que será"

'Vamos lá fazer o que será"

domingo, 17 de novembro de 2013

O VARAL ESTENDEU FRANCÊS EM MINHA VIDA - Irma Galhardo

                                    O Varal estendeu francês em minha vida


Quem acha que o Varal do Brasil estende apenas escritos e escritores, está muito enganado! Ele estende também alegria, realizações e...francês! Pelo menos em minha vida, claro!
Se você é de minha geração ou anterior, compreenderá que há coisa que a gente cresceu sabendo que nunca iria aprender ou que nunca fossem acontecer em nossa  vida,como  por exemplo, ir  para a lua com a família. Falo de minha geração ou anterior, porque quem veio depois do computador, foi agraciado com o poder do Google e já cresceu num mundo ilimitado.  Eu não. Cresci com a certeza de que nunca aprenderia francês.  Mesmo depois de confirmado, com meses de antecedência, que iria ao Salão  do Livro de Genebra, preferi estudar inglês e incorporar  mais algumas dezenas de palavras ao meu escasso vocabulário, do que arriscar uma única palavra naquela bela língua, feita para se gastar em filmes de amor.    Pois não é que em Genebra conheci alguém que opera o grande milagre de me levar para lua com minha família?
 Eu explico: Graças ao Varal do Brasil fui expor meus livros no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra. Uma pessoa, que mora na mesma cidade que eu no Brasil, estava também em Genebra. Ela ficou sabendo da participação do Tocantins e nos procurou,nascendo aí uma bela amizade que floresceu, com longas cartas trocadas eletronicamente.
  Não é que essa senhora  morou 43 anos em Genebra e já gastou mais de meio século de sua vida com a arte de ensinar línguas neolatinas, tendo inclusive desenvolvido métodos utilizados, com sucesso, em muitas instituições internacionais?
  Não é que essa mesma senhora fez um excelente curso de letras, daqueles de antigamente, em período integral e conhece profundamente o universo literário?
Pois é, maravilhas não caem do céu, mas, às vezes estendem no varal pra gente! Graças a esse encontro no stand do Varal do Brasil em Genebra, comecei estudar francês, com aulas mais agradáveis e proveitosas do mundo! O que muda completamente meu conceito sobre o idioma, a ponto de achar que, no futuro, só tecerei versos em francês, a língua ideal para falar de amor!
 E se você pensa que a nave decolou sozinha, está muito enganado!
 No exemplo que dei no início, eu não disse que aprender francês era assim tão impossível como ir à lua com a família?

Pois é, o pacote inclui minha família sim.  Estou finalmente aprendendo francês e, para minha alegria, tenho como colegas minhas duas filhas! 

(Crônica da Antologia VARAL ANTOLÓGICO 4, foto capa abaixo)





                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário