'Vamos lá fazer o que será"

'Vamos lá fazer o que será"

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cordel da III Semana de Cultura da UFPB - Irma Galhardo

                         Cordel da III Semana de Cultura da UFPB


Estou aqui pra falar
De Intercâmbio Cultural
Da Semana de Cultura
Que acontece em João Pessoa
Na Universidade Federal

Um Projeto relevante
Que muita coisa incorpora
E mostra ao jovem estudante
Cultura daqui e de fora

Para sua coordenadora
Jô Mendonça Alcoforado
deixo aqui o meu abraço
É brilhante, assertiva
A bela iniciativa

Temos também o prazer
De poder participar
De mais uma antologia
Que o projeto vem lançar
Sim, “Nós somos Brasileiros”
E com imensa alegria
Levaremos ao mudo inteiro
Essa nova antologia
Nela minha participação
É uma crônica interessante
Tem história e vivências
Daqui e de terra distante
Relato de experiência
Com título de samba-canção
“Eu comi mangostão
A rainha Victória não!”

Eu venho do Tocantins
Terra de amor e magia
E carrego outros valores
Pois sou  tocantinense
Que nasceu lá na Bahia

Escrevo livros de lendas
Com história e alegoria
Faço versos com riquezas
Da cultura brasileira
Utilizo pesquisa e poesia

Vou falar de experiências
Com meus livros por aí
Como expus no Salão de Genebra
Com participação oficial
Tudo com muito louvor
Presença até de embaixador
e de gente lá no Nepal

De como encantei as crianças
Que nem meu idioma sabia
Provando mais uma vez
Que não existe barreiras
Onde reina a poesia

Estive também em Berlim
Capital da Alemanha
Terra dos Irmãos Grimm
De história e façanha
Lá ao som do clarim
Lancei meu” RitxoKo”
E o povo aprovou
Até o Conselho de Cidadãos
Estendeu as suas mãos

Por fim segui pra Inglaterra
Para Londres, onde já morei
Aí também a Embaixada
Foi lugar que procurei
Efetuei doações
Estabeleci conexões
Semeando muitos livros
Por onde passei e gostei

Vou querer falar poemas
nessa alegre reunião
com gente de várias idades
prestando muita atenção
e juntos vamos fazer
esse encontro merecer
ir para a lista de coisas
de guardar no coração!

No início o singular prazer
 De ouvir a Belle Soares
A musicista com o dom de fazer
O som ecoar pelos ares

A Senhora Reitora presente
Margareth Formiga Diniz
E toda essa bonita gente
Que engrandece o meu país
Os pró-reitores Orlando Vilar
E o Senhor Thompson de Oliveira
Todos erguendo a bandeira
Elevando a cultura Brasileira

COAPE e seus coordenadores
Arnaldo Medeiros e Bernardina Carvalho
Parabéns pelo sério trabalho
E para rimar vai cores
“As cores e vozes do Brasil”
Exposição de artes plásticas
Vale ver, quem já não viu

Senhor Domingos Pascoal
É o bardo oficial
Vai falar com maestria
É membro de academia
Quer saber o que vai ser?
“A mudança começa em você”

Protágoras, filósofo sofista
Resumiu o que quero dizer:
“O homem é a medida de tudo”
Ou, o limite de seu tudo é você
Multipluralidade e interculturalidade
Revelam a grande verdade:
A essência humana é igual, pude ver!

Falei de tudo um pouco
Pra não pecar na  palestra
Pois minha memória, coitada!
Já não é mais muito destra

Então finalizo o cordel
Desejando a todos aqui
muita luz, amor e harmonia
Que seja tudo como você queria
Que haja um melhor amanhã
E que a vida não seja vã!









Nenhum comentário:

Postar um comentário